ORIENTAÇÕES PARA O LEVANTAMENTO DOS ESTOQUES NO ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO (31/12)
Prazo Final 22/01/2022 para a entrega a Dal Pai Contabilidade
Para auxilia-lo no levantamento de seu estoque, no final deste artigo disponibilizamos uma planilha modelo para download:
Periodicamente ou no mínimo ao final de cada exercício(31/12), as empresas devem fazer o levantamento de seus estoques ou inventário das matérias primas, produtos acabados, produtos em elaboração e mercadorias para revenda.
Este levantamento deverá ser escriturado no “Livro de Registro de Inventário”, ou, "Bloco H dentro do Sped Fiscal", seguindo as prescrições fiscais exigidas (ICMS, IPI e Imposto de Renda).
O levantamento de estoque têm como objetivo averiguar se em determinado instante, os documentos contábeis e fiscais do estoque estão de acordo com os relatórios do sistema informatizado (ou não) de controle de estoque da empresa.
A falta do levantamento de estoque no encerramento do exercício (31/12), ou um levantamento feito de forma equivocada, com valores e quantidades não condizentes com o volume de compras e vendas do período, podem acarretar em multas.
O fisco federal poderá arbitrar o lucro da pessoa jurídica sujeita à tributação com base no lucro real, quando esta não mantiver escrituração na forma das leis comerciais e fiscais (RIR/1999, art. 530). Em outras palavras o fisco pode dizer o quanto ele acha que foi lucro da sua empresa e assim estabelecer o valor do imposto de renda.
Do ponto de vista estadual a ausência de escrituração do Livro de Inventário implica também em infração, perante a legislação do ICMS de cada estado. As multas estaduais são estabelecidas em cima dos valores movimentados durante o ano, isto é, podem ser muito elevadas.
Por isso é fundamental o controle durante todo o ano e uma correta informação dos estoques na hora de fechar o balanço em 31/12.
Importante lembrar que hoje o fisco já dispõe de todas as suas compras e todas as suas vendas, item a item, através da nota eletrônica e do SPED.
Para auxilia-lo elaboramos esta breve orientação sobre como fazer um levantamento de estoques (Invetário).
Boa leitura!
COMO FAZER O INVENTÁRIO DO ESTOQUE
Você sabe exatamente quais produtos existem no estoque da sua empresa?
E quantos produtos de cada tipo estão armazenados?
E qual é o valor total de custo do seu estoque?
Ter estas informações nas mãos é fundamental para começar a organizar o estoque. Para ter um controle consistente da entrada e saída de produtos, você precisará fazer um inventário do estoque da sua empresa.
O estoque é, sem dúvida, uma das fontes de recursos mais importantes para o negócio como um todo, afinal, a comercialização dos produtos da empresa é sua principal base de lucros.
Por isso, ter uma contabilidade precisa dos produtos que estão estocados, em sua empresa e a melhor distribuição desses itens são iniciativas que podem gerar um alto impacto financeiro sobre seu empreendimento, aumentando a rentabilidade e otimizando processos.
De maneira adversa, a falta de controle de estoque certamente vai influenciar de modo negativo, fazendo com que os gastos de manutenção aumentem, requerendo reposições desnecessárias e, ainda, trazendo efeitos prejudiciais na relação com os clientes, com a consequente perda de vendas. Melhor não arriscar, não concorda?
O QUE É O INVENTÁRIO?
- Mercadorias (Comércio e Indústria)
- Matérias Primas (Indústria)
- Material de embalagem (Indústria e Comércio)
- Material de uso e consumo/auxiliares (Indústria e Comércio)
- Produtos em elaboração (Indústria)
- Produtos Prontos (Indústria)
- Produtos de tercdeiros em poder da empresa (Indústria e Comércio)
- Produtos da empresa em poder de terceiros (Indústria e Comércio
O primeiro passo é separar, por tipo, as mercadorias que estão no seu estoque. Você pode aproveitar este momento para organizar os seus produtos, colocando-os em prateleiras, armários ou caixas. Usando uma folha de papel ou uma planilha, crie uma lista que contenha cada tipo de produto que você separou.
Não esqueça! Você deverá considerar como estoque:
- Os produtos existentes no estabelecimento;
- Os produtos de terceiros que estiverem em seu estabelecimento;
- Os seus produtos que estiverem em estabelecimento de terceiros.
2. CRIE UM CÓDIGO PARA CADA TIPO DE PRODUTO
3. CLASSIFIQUE E ESPECIFIQUE AS CARACTERÍSTICAS E VALORES DE CADA TIPO DE PRODUTO
4. FAÇA A CONTAGEM DOS PRODUTOS
O próximo passo é contar cada tipo de produto existente no estoque. Para isso, escolha uma data e horário em que não existam entradas e saídas de produtos do estoque e que não prejudique o bom funcionamento do negócio.
5. ATUALIZE O SEU CONTROLE DE ESTOQUE
O último passo é atualizar o seu sistema de controle de estoque ou sua planilha com os dados que você levantou. Aproveite para identificar diferenças na contagem de produtos, que podem mostrar perdas e roubos no estoque, como também produtos que foram comprados ou devolvidos e que não foram registrados.
Pronto. O inventário do estoque foi feito! Você pode fazer o inventário sempre que for necessário retomar o controle do estoque. Uma boa prática é realizar inventários parciais (apenas dos produtos mais importantes para o negócio) uma vez por mês e um inventário total a cada seis meses (dois inventários de todo o estoque por ano).