Ter na ponta da língua, ou melhor, na ponta da caneta um multiplicador que garanta ao preço de venda do produto, a cobertura de todos os custos e a margem de lucro desejada, facilita muito a vida do administrador.
Além de dar segurança às negociações o markup estabelece os limites para os descontos, assim, os vendedores sabem até onde podem ir na negociação sem precisar chamar o gerente toda vez que o cliente pede descontos.
Vamos ao conceito e definição de markup:
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Markaup é um índice multiplicador sobre o custo direto para a formação do preço de venda, sendo capaz de cobrir todos os custos e ainda garantir a lucratividade perseguida;
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Markup é um método de precificação com base no custo, muito utilizado pela praticidade do cálculo na hora da venda, sendo que o empreendedor pode trabalhar com mais de um markup para cada produto a depender do lucro estimado;
- O markup é composto pelas despesas fixas, pelas despesas variáveis e pela margem de lucro estimada e será multiplicado pelo preço de custo para a definição do preço de venda.
Vamos entender melhor as variantes que dão sustentação ao markup.
- Despesas fixas são todos os gastos que não estão agrupadas diretamente ao custo do produto como é o caso das despesas financeiras, despesas administrativas, despesas comerciais,etc.
- Despesas variáveis são as despesas que acontecem juntamente com a realização da venda, as mais comuns são os impostos sobre vendas e comissão de vendas pagas para vendedores.
- Margem de lucro é a parcela desejada que se espera de lucro sobre o preço unitário.
- Custo direto é o valor despendido para a aquisição ou produção de um dado produto.
Margem de lucro desejada.
Margem de lucro é a parcela que espera que sobre após pagar todos os custos e despesas. A empresa pode adotar uma margem de lucro igual para todos os produtos, ou uma margem estimada para cada produto a depender da estratégia adotada. O mais interessante é adotar uma margem para cada produto, isso torna a empresa mais flexível e dá mais competitividade a alguns produtos.
Margem de lucro genérica.
A margem de lucro pode ser igual para todos os produtos, para essa maneira de estipular a margem a empresa deve se basear em um retorno mínimo desejado sobre seus investimentos e utilizar essa margem dentro do markup.
Na Prática:
Se uma empresa cujo valor empregado para sua existência é 100.000,00 e para tanto desejam um retorno mínimo de 10% mensais e os empresários sabem com base no histórico da empresa que a média de faturamento mensal é de 40.000,00, onde os custos diretos são de 25.000,00 e soma das despesas variáveis com as despesas fixas representam 5.000,00 mensais, então o índice da margem de lucro deve ser de 25% sobre o faturamento (40.000,00 x 25% = 10.000,00)
Margem de lucro por produto
A margem de lucro pode também ser estimada individualmente para cada produto, nesse caso após apurado todos os custos e despesas para a venda da unidade de produto acrescenta-se um percentual referente ao lucro que se espera para aquele produto específico, este método permite um gerenciamento mais eficaz, uma vez que ele possibilita ajustar a margem de lucro à situações e à oportunidades do mercado.
Geralmente os vendedores recebem mais de um multiplicador e vao utilizando conforme a negociação avança, de tal modo que, o maior índice costuma ser calculado para dar a lucratividade desejada e o menor para manter a competitividade garantindo a margem mínima de lucro estipulada.
Esta é a técnica mais utilizada para a formação do preço de venda com base no custo.
Quem pode utilizar o markup?
Toda empresa pode adotar a metodologia do markup para a precificação, no entanto vale ressaltar que em alguns casos a precificação com base nos custos não é a melhor, nessas circunstâncias a precificação deve ser por outra técnica e não pelo markup.
Importante mencionar que no Brasil existem vários modelos de enquadramento para o cálculo dos impostos, dessa forma é bom você considerar o enquadramento da sua empresa na hora de calcular o markup, se for o caso utilize dois multiplicadores um antes dos impostos e outro para acrescentar os impostos.
Quando adotar o markup?
- Toda vez que se quiser formar o preço com base no custo;
Como calcular o markup por produto?
Para o cálculo do markup o ideal é que a empresa se baseie no seu próprio histórico para apuração dos valores que serão utilizados para o cálculo, não sendo isso possível por alguma razão a solução é encontrar o índice praticado no mercado para o segmento ao qual se deseja calcular o markup.
Vamos entender como fica o passo a passo:
- o primeiro passo é identificar o percentual de despesas variáveis atribuída a cada unidade de produto vendido;
- o segundo passo é identificar o percentual que representa as despesas fixas do período para cada unidade de produto;
- o terceiro passo é definir o percentual de lucro pretendido para cada unidade de produto.
Para calcular o markup vamos adotar a seguinte fórmula: 100/[100-(DV+DF+LP)]
Onde, (são valores percentuais)
- 100 representa o preço unitário total de venda;
- DV representa Despesas Variáveis;
- DF representa Despesas Fixas;
- LP representa Lucro Pretendido.
Exemplo Prático 1:
Vamos considerar um produto que custa 50,00 e temos os seguintes índices:
DV=10%, DF=10% e LP=10% então vamos aos cálculos.
Markup = 100/[100-(10+10+10)]
Markup = 100/(100-30)
Markup = 100/70
Markup = 1,4286
Nesse caso acima, para ter o preço de venda basta multiplicar o valor que representa o custo direto unitário da mercadoria pelo índice encontrado.
PV = 50,00 x 1,4286 = 71,43
Exemplo Prático 2:
Uma empresa enquadrada no Simples Nacional compra um produto por 100,00 e seu histórico de faturamento indica um percentual de impostos de 10% sobre o preço de venda. A empresa paga comissão para cada produto vendido no percentual de 2%. As despesas fixas de acordo com o histórico da empresa representam 6% do faturamento. Esta mesma empresa pretende ter de retorno um lucro de 15% sobre o preço de venda.
Markup = 100/{100-[(10+2)+6+15]}
Markup = 100/[100-(12+6+15)]
Markup = 100/(100-33)
Markup = 100/67=1,4925
Preço de Venda = 100 x 1,4925 = 149,26
Para os produtos cujo preço já foi estabelecido basta dividir o preço de vendas pelo custo direto do produto (custo de produção ou aquisição).
Exemplo:
Um produto vendido por 100,00 cujo custo direto é 50,00 para sabermos o índice multiplicador basta dividirmos o preço de venda (100,00) pelo preço de custo (50,00)
Markup = 100/50 = 2.
Autor: Adm. João Paulo Longuinho
Fonte: Blog Eu Administrador