Boas palavras valem muito - e custam pouco. Mas raramente o poder da comunicação e o da persuasão são utilizados na arte de vender... Em certas ocasiões, usar a palavra com imaginação traz muito mais retorno do que qualquer procedimento técnico de venda aprendido em escolas ou treinamentos. Vender é uma arte, e ela exige técnica e criatividade.
Tenho tido a curiosidade de observar como é grande a falta de imaginação entre os vendedores. Na rotina do dia a dia, apegam-se à necessidade pura e simples de "vender" e se esquecem do que há de mais precioso e que não custa nada: usar a imaginação para seduzir e encantar os clientes!
Selecionei três histórias interessantes, em que o uso da criatividade foi a razão do sucesso. Observe a simplicidade das ações e os resultados obtidos:
Uma mulher que vendia gardênias diante do Radio City Music Hall, em Nova York, exibia o seguinte cartaz: "Não estou faminta e não tenho filhos para alimentar. Vendo flores porque amo flores e gosto de vendê-las. Se quiser comprar, custam 25 centavos cada uma, e eu lhe agradeço. Se não está interessado, isto é com você, e que Deus o guie em seu caminho".
A mulher esvaziou cinco cestas de flores em 15 minutos.
Um dono de restaurante cheio de ideias criativas, mas com pouco dinheiro para anunciar, comprou o maior aquário de peixinhos que pôde encontrar, encheu-o com água pura e colocou-o na vitrine de seu restaurante com um cartaz que dizia: "Este aquário está cheio de peixinhos paraguaios invisíveis".
Foram necessários dois policiais para manter a ordem em frente do restaurante, tamanha a quantidade de pessoas curiosas.
O proprietário de um hotel conseguiu aumentar substancialmente a frequência em seu estabelecimento atraindo casais em lua de mel. Sempre que esses casais chegavam ao hotel, o proprietário os convidava a celebrar a ocasião plantando uma pequena árvore no jardim. Depois marcava o lugar em que a árvore cresceria com uma placa de prata gravada com o nome de cada um e a data de seu casamento.
Naturalmente, com tal interesse pessoal em jogo, ano após ano os casais não deixavam de voltar ao hotel para acompanhar o desenvolvimento de sua árvore e se certificar de que, assim como o amor deles, ela continuava viva.
Atitudes simples e criativas, mas que se tornaram casos de sucesso em vendas!