"A missão de uma empresa define seu propósito, e norteia suas atitudes no mercado."
A palavra “missão” significa aquilo que deve ser feito, um compromisso. O mesmo significado pode ser aplicado para definir a missão de uma empresa.
Esse pilar trata do seu propósito, razão de existir. Como define o papel desempenhado pelo negócio na sociedade, norteia os seus objetivos e os deixa mais possíveis, claros e realistas.
Quando bem definida, a missão de uma empresa torna-a reconhecida no mercado. Ela atua como identidade da organização em seu local de atuação e motiva as pessoas a se relacionarem àquele ambiente ou procurarem o produto/serviço oferecido. Além disso, desenvolve o sentimento de direção nos funcionários. Nesse sentido, guia a equipe para desempenhar um trabalho que contribua para a realização dos resultados da organização.
Como a missão de uma empresa é elaborada?
Definir a missão de uma empresa pode ser uma tarefa árdua. Essas breves palavras devem conter a justificativa do negócio existir. Existem diversas empresas atuando no mesmo mercado e cada uma possui sua própria missão. A elaboração deve estar ligada às características do negócio. Por isso, de acordo com o ramo da organização, poderá ter missão independente, complementar ou concorrente em relação a outras.
A missão da empresa deve ser curta e objetiva, utilizando uma ou duas frases para expor tudo o que motiva a existência de determinada marca. Responder às seguintes questões contribuem para identificar o compromisso de um negócio:
- Para que minha organização existe?
- O que ela se propõe a fazer?
- Como ela deve fazer?
- Onde atuar?
- Qual o papel da minha organização no mercado e na sociedade?
- Quem ela quer atingir?
- Qual a responsabilidade social do meu negócio?
Visto que o mercado está em constante transformação, especialmente na era digital, a missão de uma empresa deve ser dotada de flexibilidade para permitir que seu desempenho e estratégias acompanhem essas mudanças. Mesmo assim, é importante repensar com frequência a missão de seu negócio para avaliar sua validade no contexto. Se não conseguir mais justificar a sua existência, é sinal de que precisa ajustar o conceito.
Exemplos de missão organizacional
Confira, a seguir, as missões de empresas mundialmente famosas e perceba como cada uma propõe propósitos e objetivos específicos:
“Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.”
Microsoft
“Na Microsoft, a nossa função é ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial. Esta é a nossa missão. Tudo o que fazemos reflete-se nesta missão e nos valores que a tornam possível.”
Natura
“Para ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável e atuante, a Natura parte da premissa de que os impactos ambientais de sua atividade decorrem de uma cadeia de transformações, da qual representa somente uma parte. Por isso, acredita que, para ter eficácia, as ações ambientais precisam: considerar cada cadeia produtiva de maneira integral.”
Nestlé
“Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.”
Fonte:
José Roberto Marques 19/09/16